índicetextos ⭑ textos e traduções sobre racismo

Introdução

Já faz muito tempo que leio sobre questões de justiça social. Isso faz com que eu tenha dificuldades em indicar materiais "para iniciantes", especialmente na lusosfera (onde muitas destas discussões são divulgadas em redes sociais com funções de busca ruins).

Eu sempre priorizo materiais feitos pelos próprios grupos afetados por certa questão, e não por aliades. Minha intenção aqui não é falar que estou fazendo algo que ninguém já fez, ou que é melhor ou mais importante do que o trabalho alheio (inclusive tento indicar fontes racializadas para tudo o que digo). Meu objetivo com esses textos é apenas compartilhar conhecimentos básicos com pessoas brancas que não tiveram contato com esses assuntos antes.

Aqui estão alguns links com recursos feitos por pessoas racializadas:

Estas recomendações são relacionadas a questões de opressão por ser o assunto desta página, mas peço que não limite seu contato com pessoas racializadas a quando se trata de questões raciais. Procure consumir mídia feita por pessoas racializadas (ou por pessoas de outros grupos marginalizados) quando também se trata de aprender sobre outros assuntos ou de ler/ouvir/assistir/jogar algo por diversão.


Aqui estão minhas compilações sobre conceitos básicos de racismo: