índicetextostextos e traduções sobre racismo ⭑ conceitos básicos de racismo

O que é blackface / yellowface / brownface / redface?

Aviso de conteúdo: Este texto menciona escravidão.

Algo que já percebi em alguns lugares é que existem pessoas brancas que não são familiares com o conceito, ou ao menos com suas ramificações, então aqui estamos.

Blackface (significa "rosto preto/negro", não vou traduzir esses termos porque nenhum conteúdo faz isso) se originou, ao menos em sua forma mais conhecida, em performances estadunidenses onde pessoas brancas se pintavam de preto (usando carvão), com a exceção dos olhos e lábios (geralmente pintados de vermelho), para interpretar caricaturas estereotipadas de pessoas negras, retratadas como ignorantes, preguiçosas, viciadas em jogos ou bebida, e outros estereótipos criados por pessoas brancas para justificar como a ilegalidade da escravidão prejudicaria pessoas negras.

(Tais performances - chamadas de espetáculos de ministréis - começaram a aparecer no início do século XIX e ficaram mais populares na segunda metade de tal século, sendo que a escravidão foi julgada inconstitucional nos EUA em 1865. Esses "espetáculos" só foram desaparecendo com o crescimento do ativismo negro a partir de 1960. Isso não é coincidência.).

A popularidade disso faz com que qualquer instância de "pintar a cara de preto" seja ligada a estes estereótipos. Porém, este não é o único problema com blackface: mesmo quando pessoas negras foram sendo representadas além de caricaturas, muitas vezes pessoas brancas pegavam esses papéis e eram pintadas para "parecer negras", por mais que raça tenha a ver com questões além da cor (ver: O que é raça? Não é só a cor da pele?). Mesmo em desenhos animados, muitas vezes personagens eram desenhades como caricaturas de blackface, ao invés de como pessoas negras realistas.

Yellowface ("rosto amarelo") também se origina no teatro estadunidense, onde atóries branques usavam cremes bronzeadores, próteses, maquiagem e/ou roupas imitando "estilos asiáticos" para imitar (geralmente) pessoas chinesas ou japonesas. Tais personagens geralmente eram estereótipos que ridicularizavam pessoas asiáticas ou as colocavam como vilãs.

Antes do século XXI, haviam poucas reclamações públicas sobre yellowface no teatro ou no cinema. Isso também faz com que hoje em dia ainda existam muitos casos onde pessoas brancas aceitem fazer papéis de pessoas asiáticas.

Redface ("rosto vermelho") existia antes do teatro e do cinema, mas se popularizou com filmes retratando pessoas indígenas. Embora uma ou outra pessoa indígena fosse contratada para papéis, em geral o gênero era dominado por pessoas brancas com a pele pintada e com roupas estereotipicamente "indígenas".

Brownface ("rosto marrom") é um termo mais amplo, já que já vi sendo aplicado a imitações de mexicanes, de povos nativos do Oceano Pacífico, de povos asiáticos que não são do leste asiático e de outras identidades racializadas que não são categorizados como "amarelas", "vermelhas" ou "pretas". Ocasionalmente, imitações de pessoas árabes são diferenciadas como arabface.

Novamente, tem a ver com imitar características raciais via maquiagem, próteses e roupas, geralmente com o objetivo de interpretar caricaturas racistas.

O que tudo isso tem em comum é o uso de estereótipos raciais para imitar ou interpretar pessoas de uma raça marginalizada que não é a sua, em uma prática quase inteiramente feita por e para pessoas brancas, que muitas vezes também perpetua estereótipos racistas e tira empregos de pessoas racializadas. Mesmo quando a intenção é homenagear e não ofender, a questão é que reduzir algume personagem ou algum grupo a caricaturas estereotipadas ofende e é racista.

Isso se aplica não só a próteses e pinturas de pele, mas também a "se vestir" com roupas tradicionais ou que parecem ser tradicionais de outras culturas, sem se preocupar com o contexto ou com o significado. Além da possível questão da apropriação cultural (ver: O que é apropriação cultural (ou qual o problema com ela)?), tem a questão de perpetuar estereótipos.

Porém, também existe uma questão um pouco diferente quando se discute sobre {cor}face hoje em dia, que é a apropriação de "características étnicas" por pessoas brancas para se colocarem como mais exóticas ou interessantes. Nas fontes, vou apontar isso como {cor}face "moderna", já que a questão passa a não ser ridicularizar ou estereotipar, e sim fingir diretamente ou indiretamente ser outra raça ou fazer parte de outra cultura.

(Isso não significa que {cor}face "clássica" não existe mais ou não é mais defendida: várias dos links nas fontes também apontam pra exemplos modernos disso.)

Tutoriais de maquiagem que ensinam a "parecer mais negre" ou a "parecer mais asiátique", utilização de nomes de outras culturas para fazer da imagem de alguém "mais exótica", exagero de raízes racializadas para conseguir empregos ou vagas direcionades a pessoas racializadas e uso constante de imagens de reação e avatares de pessoas/personagens racializades são alguns exemplos de como pessoas brancas usam outras raças como "fantasias" convenientes.

Ainda que tais ações possam ser vistas como menos ofensivas do que se pintar e agir como um estereótipo exagerado, elas são também consideradas racistas e {cor}face. Afinal, um dos componentes disto sempre foi usar a imagem de uma caricatura racializada para se elevar/elevar a própria carreira como pessoa branca. Outro componente é enganar outres a respeito da própria raça.

Assim como falei no texto sobre apropriação cultural, podem ter situações onde há controvérsias sobre qual é a linha entre imitar uma raça e demonstrar apreciação por ume personagem ou por uma cultura (ao menos nesses casos "modernos"). Daí tem que fazer a reflexão: o quanto você está fazendo algo por parecer legal, exótique ou diferente? O quanto há a necessidade de uma "expressão pessoal" feita desta forma?

Fontes:

Blackface "clássica"

Blackface "moderna"

Yellowface "clássica"

Yellowface "moderna"

Redface

Brownface

Este texto está disponível em Colorid.es aqui.