índicetextostextos e traduções sobre racismo ⭑ conceitos básicos de racismo

O que é whitewashing?

Whitewashing ("lavamento branco") já foi um termo usado para se referir a esconder/censurar algo ruim de forma que na superfície parece estar tudo bem (1, 2). A expressão vem de uma tinta branca barata feita com hidróxido de cálcio chamada whitewash (3), que era usada para dar uma aparência limpa a superfícies como paredes de forma rápida e superficial (2). Ainda hoje é possível encontrar a palavra sendo usada nesse sentido em alguns lugares.

Porém, a partir dos anos 90 (1), novos sentidos foram dados à palavra: o ato de omitir pessoas racializadas de eventos ou histórias (parcialmente ou completamente) (4, 7, 19), de transformar/reinterpretar tais pessoas como brancas (5, 7, 21), de "amenizar" (em relação à branquitude) suas características racializadas (6, 21) ou antirracistas (4, 14) ou de descentralizar pessoas racializadas em suas narrativas (fazendo com que pessoas brancas aparentem ter papeis maiores nelas) (7).

Como vivemos em uma sociedade racista, os seguintes processos acabam sendo muito comuns:

Assim, utiliza-se whitewashing para diminuir a importância e a presença de pessoas racializadas durante a história, ou para tornar pessoas e personagens racializades mais aceitáveis para uma estética feita por e para pessoas brancas. Isso ajuda a manter a ficção da supremacia branca, onde pessoas brancas são superiores e/ou as únicas que já fizeram grandes feitos, com talvez uma ou outra exceção.

No caso de filmes, séries e peças de teatro, whitewashing também reduz mais ainda os papeis feitos para pessoas racializadas, sendo que já são poucos, assim contribuindo com a representação e dificuldade de emprego para atóries racializades.

Fontes:

Aviso de conteúdo: Alguns links falam sobre linchamentos, escravidão e outros assuntos pesados. Alguns links contém nudez.

Este texto está disponível em Colorid.es aqui.