sistema alibinário ⭑ perguntas & respostas

O que é alibinárie?

Alibinárie é uma palavra criada a partir do prefixo ali-, que significa outre, e da palavra binárie. Estou usando esta palavra porque o sistema que criei tem a ver com os diferentes jeitos que pessoas que não são binárias se relacionam com o binário de gênero.

Acho que só usar não-binárie faria com que essa informação fosse difícil de achar, além de complicar para falar deste sistema, já que não-binárie abrange mais gente e existem outros sistemas para pessoas não-binárias.

No entanto, não acho que alibinárie deveria ser uma identidade por si só; recomendo usar sistema alibinário (ou SA) ao falar sobre o sistema, ou "pessoas que usam o SA/sistema alibinário" ao invés de "pessoas alibinárias", "comunidade alibinária" ou coisa parecida.


O que compõe esse sistema?

Viabinárie, uma palavra para quem sente uma conexão com um gênero binário sem ser (sempre/totalmente) de tal gênero binário;

Mesobinárie, uma palavra para quem sente uma conexão com ambos os gêneros binários ou com um estado entre os gêneros binários;

Ideobinárie, uma palavra para quem sente que sua experiência não está (necessariamente) próxima aos gêneros binários, mas de certa forma ela é derivada deles;

Exobinárie, uma palavra para quem sente uma conexão com ser completamente independente de gêneros binários.

No futuro, espero ter links separados para que pessoas possam saber melhor sobre cada uma dessas identidades.


Não é problemático/ruim/exorsexista/binarista ter todos esses termos dependentes do conceito do binário de gênero?

Já que gêneros binários são considerados a norma, ao menos na maioria das sociedades ocidentais, acredito que faça sentido dizer que nossas relações com o binário de gênero podem afetar como experienciamos exorsexismo, disforia, apagamento, entre outras coisas. É por isso que estes termos são definidos da maneira que são.

Se você sente que estes termos não são aplicáveis à sua realidade, se você não se sente à vontade em dividir rótulos ou espaços com pessoas que podem ter identidades completamente diferentes ainda que vocês enfrentem questões parecidas em certos aspectos, ou se você se sente desconfortável com este sistema, você está livre para não usar estes termos e/ou para não participar de comunidades baseadas neles.


Como ficam pessoas com múltiplos gêneros? E/ou cujo gênero é fluido? Ou pessoas que se encaixam em mais de um desses rótulos?

Qualquer pessoa está livre para usar a quantidade de rótulos alibinários que quiser, caso sintam que eles se aplicam a si.

É possível alguém dizer que é principalmente exobinárie e um pouco ideobinárie, ou dizer que é gênero-fluido e enfrenta questões exobinárias, mesobinárias ou viabinárias dependendo do gênero atual, e assim por diante.


Mascugênero é uma identidade viabinária ou ideobinária?

Este sistema é baseado nas questões que afetam cada pessoa, não em suas identidade de gênero. Uma pessoa mascugênero pode se dizer ideobinária e viabinária, ou só ideobinária, ou só viabinária, ou pode se identificar com um desses termos e outros, ou pode não se identificar com nenhum destes termos.

Se você não tem certeza do que é aplicável a você, você pode querer ler mais sobre cada termo, ou ver alguns exemplos.


Existem termos específicos para quem se identifica com mais de um desses termos?

Por enquanto, não. Se alguém quiser cunhar tais termos, não me importo, mas acho que ter mais conteúdo para o sistema como está deveria ser uma prioridade maior do que cunhar termos mais específicos.

Quero que este sistema seja útil, ao invés de ser mais um conjunto de identidades e bandeiras que pessoas só olham, acham legal e repassam a informação adiante, sem ninguém lembrar qual termo serve pra quê uma semana depois.


Existe algum termo para quem não se encaixa em nenhum desses termos?

Por enquanto, não. Se você sente que existe um conjunto de questões que pode precisar de um nome dentro deste sistema (e não só algo que você pode chamar de, por exemplo, questões neurogênero, questões gênero-fluido, questões pomogênero, questões xenogênero ou questões aporagênero), sinta-se livre para falar sobre isso!

Já em relação a um termo que só significa “nenhum desses”, não vejo como seria útil, ao menos no momento. Não acho que dá pra dizer que todo mundo que não se encaixa nesse sistema são pessoas que enfrentam as mesmas questões, e não é como se ninguém estivesse forçando gente a usar viabinárie, mesobinárie, exobinárie e/ou ideobinárie, então se você não se encaixa em nada, não vejo qualquer razão para querer uma palavra para isso. A maioria das pessoas nem conhece esse sistema!

De qualquer modo, o sistema alibinário não tem a intenção de apagar ou substituir quaisquer sistemas ou termos. Você ainda pode se identificar só como não-binárie, ou como agênero, lunariane, singulariane, genderqueer, indefinide, quoigênero, apogênero, gênero-fluxo, gênero-fae, gênero-cor, homem NB ou qualquer outra identidade que você tiver, e falar sobre questões específicas sobre sua identidade, independentemente de você usar o sistema alibinário ou não.


Você não acha que este sistema pode apagar certas questões?

Este sistema foi criado com a intenção de trazer à tona questões e discussões que são ignoradas quando estamos falando de pessoas que não são binárias como um todo, ou se estamos falando sobre questões de identidades não-binárias específicas.

Este sistema não foi feito para substituir discussões mais amplas ou mais específicas.

Ainda podemos falar sobre questões aporagênero. Ainda podemos falar sobre exorsexismo. Ainda podemos falar sobre questões que maveriques enfrentam. Ainda podemos falar de questões específicas a solarianes. Ainda podemos falar de questões específicas a juxeras. Ainda podemos falar de reducionismo de gênero. Ainda podemos falar de intolerância contra pessoas gênero-fluido. Ainda podemos falar de ódio anti-xenogênero. Ainda podemos falar de apagamento do espectro agênero. Ainda podemos falar sobre a exclusão de pessoas que não são binárias dentro de comunidades trans, ou dentro de comunidades "LGBT" em geral.

O sistema alibinário é uma ferramenta para falar sobre questões específicas, que deve ser usado junto com outros termos existentes, não ao invés de outros termos.