sistema alibinário ⭑ possibilidades

Possíveis exemplos de pessoas exobinárias

⭑ Lyon é ume maverique. A disforia de Lyon faz com que elu não consiga decidir que tipo de corpo elu quer, porque elu não quer um corpo "masculino", "feminino", "neutro" ou "andrógino". Lyon se sente apagade quando pessoas agem como se todo mundo que quisesse uma transição física fosse transmasculine ou transfeminine, ou quando pessoas julgam sua expressão de gênero como masculina, feminina ou andrógina. Lyon se identifica como exobinárie porque elu se sente completamente isolade do binário de gênero.

⭑ Ari é poligênero. Alguns de seus gêneros são masculinos ou femininos, mas a maioria dos gêneros déli são xenogêneros, como caelgênero, um gênero relacionado ao espaço, e gendoux, um gênero relacionado a tons de cor pastéis. Éli sente que seus gêneros não são levados a sério o suficiente; a maioria das pessoas que falam deles só dizem que tais gêneros não podem existir, e a comunidade trans local de Ari i rejeita por falar sobre seus "gêneros estranhos" ao invés de só usar sua identidade de gênero para definir o corpo que éli quer. Mesmo que Ari tenha gêneros masculinos e femininos, éli sente que o maior problema que sofre é a falta de respeito e consideração por seus gêneros que são completamente separados do binário de gênero, e por isso Ari só se identifica como exobinárie.

⭑ Yuri não tem gênero. Yuri se identifica como exobinári e quer participar de espaços exobinários porque Yuri odeia que lhe imponham um gênero em qualquer circunstância, e mesmo muitas coisas para pessoas não-binárias agem como se pessoas só pudessem ser masculinas, femininas, neutras ou andróginas.

⭑ Stela é uma mulher não-binária. Mas ila vê sua identidade como algo político; só se identifica como mulher por questões políticas, e gostaria que pessoas levassem a sério a possibilidade de um mundo sem a influência de gêneros binários. É por isso que Stela se identifica como exobinária.


Possíveis exemplos de pessoas ideobinárias

⭑ Violli é umi alteandrógine; alguém cujo gênero é andrógine, mas uma versão de andrógine que está num universo espelhado/num plano de existência diferente. Violli não sente que sua identidade é tão relacionada a gêneros binários e não se sente confortável com a ideia de que seu gênero está só "entre homem e mulher". Mas íli também não vê seu gênero como completamente independente de gêneros binários, então se identifica como ideobinári dentro do sistema alibinário.

⭑ Giuli é um demimenino. Ele sente uma conexão parcial com o conceito de menino/homem, mas não se considera adjacente ao gênero menino/homem. Giuli considera seu gênero uma confusão não-binária, com uma parte dessa confusão apontando para a ideia de ser menino/homem. Ele se considera ideobinário por não se sentir próximo a um gênero binário e por considerar sua não-binariedade mais importante do que sua relação com ser menino, mas seu gênero depende do conceito de menino/homem, de certa forma.

⭑ Jaque é umy antimulher/desmulher. Isso significa que o gênero dily é definido por ser o oposto de mulher. Jaque não considera que seu gênero seja próximo a homem, apenas distante de mulher, e assim ily tem problemas para definir sua expressão de gênero e transição física desejada. Jaque não sente que sua identidade de gênero está livre da influência de gêneros binários, mas também não se considera próximy a eles, então ily se identifica como ideobináriy.

⭑ Wyr é gênero-fae, o que significa que seu gênero muda de tempos em tempos, mas nunca para gêneros masculinos. Wyr às vezes é mulher, ou parcialmente mulher, mas por boa parte do tempo, el tem gêneros que existem completamente fora do binário de gênero, como maverique, neutrois or gênero-estrela, e ocasionalmente Wyr é gênero-cinza ou sem gênero. El também experiencia gêneros baseados em feminilidade às vezes, como femigênero. Wyr se identifica como exobinári e ideobinári, já que el se identifica com estar fora do binário de gênero e com ter algum relacionamento com um gênero binário sem estar particularmente perto dele em geral.


Possíveis exemplos de pessoas mesobinárias

⭑ O gênero de Robin está entre mulher e proxvir; um gênero similar a homem, mas separado. Para simplificar, Robin só se identifica como andrógine. Mesmo assim, elae sente que tratar homem e mulher como universos opostos que nunca podem interagir dentro de uma mesma pessoa invalida seu gênero, e elae não se sente muito contempladae por piadas do tipo "foda-se gênero" ou retórica do tipo "gênero não existe". Robin descreve sua transição desejada e expressão de gênero como transandróginas, porque elae quer estar em um estado entre os gêneros binários, ainda que ache difícil encontrar recursos que não igualam androginia com masculinidade leve. Por conta dessas coisas, Robin sente que mesobináriae ae representa melhor do que os outros termos do sistema alibinário.

⭑ Jyoti é uma pessoa poligênero neulier/gênero neutro/femil/maverique. Isso significa que ély tem muitos gêneros, e que um de seus gêneros é parecido com mulher e inteiramente neutro, outro é neutro, outro é parecido com mulher mas masculino, e outro não é homem, mulher ou neutro, mas é um gênero não-binário específico que existe. Jyoti odeia ser visty como feminine e está fazendo terapia hormonal para ser viste como mais masculine, mesmo que isso signifique que ély possa ser visty como homem. Mesmo assim, ély não é homem, e metade dos seus gêneros são parecidos com mulher, então ély gostaria de poder participar de espaços para mulheres ou de se identificar com rótulos feitos para mulheres. Isso causa alguns problemas, já que as pessoas em volta de Jyoti querem que ély "escolha" entre se identificar como um homem trans ou como uma mulher cis, quando ély não é nenhuma das duas opções. Jyoti se identifica como mesobinárie porque, mesmo que não seja homem e nem seja exatamente mulher, ély sente que suas experiências e problemas são similares aos de pessoas que são dos dois gêneros binários, ou que estão entre eles.

⭑ Taylor é uma pessoa gênero-fluido homem/mulher. Taylor geralmente não se identifica com termos feitos apenas para pessoas não-binárias, como diamórique ou trízique, porque ile é, na grande maioria das vezes, apenas homem ou apenas mulher. No entanto, ile não acha justo usar termos como sáfique ou aquileane em perfis, pois ile não vai mudar seu perfil toda vez que seu gênero mudar, e ile se sente desconfortável em espaços feitos apenas para homens ou mulheres porque pessoas presumem que só é possível ser mulher ou homem e não mudar no dia seguinte. Taylor se identifica como mesobinárie porque, mesmo que ile não esteja "no meio" entre homem e mulher, ile se vê como alguém que lida com questões similares às de pessoas que estão.

⭑ Erine é umw librandrógine, o que significa que élw é agênero com uma conexão com androginia. Erine quer ser vistw como uma pessoa andrógina, mesmo que élw não tenha gênero. Por conta disso, Erine se identifica principalmente como mesobináriw, mesmo que élw também se identifique um pouco com ser exobináriw e ideobináriw.


Possíveis exemplos de pessoas viabinárias

⭑ Miriam é transfeminin'. Miriam geralmente não se importa em ser vist'/tratad' como mulher binári', mas ala também quer que sua não-binariedade seja reconhecida, especialmente em espaços não-binários, trans ou LGBTQIAPN+. É por isso que ala se identifica como viabinári'.

⭑ Lex é ume mutare, o que significa que seu gênero está sempre mudando para gêneros diferentes. Porém, Lex não se importa em ser viste como ume homem em geral, e alguns dos gêneros que eld vivencia são relacionados com o gênero homem, de qualquer forma. Lex se identifica como viabinárie por que mesmo que sua identidade seja fluida e possui infinitas possibilidades, eld não sente necessidade de abandonar completamente uma identidade e expressão binária.

⭑ Karo é uman fessari: alguém que está no espectro de gênero neutro, mas que tem uma forte conexão com feminilidade. Anj não se sente mulher em nenhum grau, mas gostaria de poder não ligar para ser viste como mulher sem ser ou se sentir invalidadan por "não se esforçar o suficiente" para "parecer/agir de forma mais não-binária". Karo se identifica como viabinárian, mas também como ideobinárian, já que anj também se encaixa neste termo.

⭑ Aldenir é uma melle. Ou seja, seu gênero é homem, mas não é masculino; é feminino, ao invés disso. Aldenir considera seu gênero diferente do gênero homem, mas relacionado a este, e gostaria de ser reconhecida como uma pessoa não-binária (ao invés de ser considerada "só afeminada/fora dos padrões") e como alguém que não é e não quer ser vista como andrógina, neutra, transfeminina e/ou mulher. Por conta disso, Aldenir se identifica como viabinária.


Notas

⭑ Os exemplos aqui devem ser tomados somente como exemplos. Nem todo mundo que é de qualquer das identidades de gênero listadas vai defini-las exatamente da mesma forma que está aqui, nem todo mundo que tem essas experiências precisa escolher os rótulos ou os conjuntos de linguagem que escolhi aqui, etc.

⭑ Esses são exemplos *possíveis* porque, novamente, são fictícios. Não existe um grande número de pessoas que se definem como EB/MB/IB/VB, ao menos ainda, então isso é só para que interessades possam entender melhor minhas intenções com esse sistema. Posso mudar esses exemplos no futuro, caso as comunidades formadas em torno de cada termo sejam diferentes.