Este sistema é baseado em que tipos de questões afetam cada pessoa por conta de suas identidades de gênero. É possível usar qualquer combinação entre esses rótulos, e é possivel dizer que você é de alguns desses rótulos ou de outros dependendo do momento.
Também sei que toda identidade pode ter suas questões próprias, que podem ser mais específicas ou não relacionadas a essas. Não estou dizendo que as categorias a seguir são os únicos tipos de opressão mais específica do que exorsexismo em geral.
Questões exobinárias afetam principalmente pessoas com identidades completamente fora e/ou independentes do binário de gênero ou de qualquer coisa relacionada a ele. Elas podem incluir:
- Pessoas duvidando da existência de identidades de gênero que não são relacionadas a gêneros binários em nenhum grau;
- Pessoas duvidando de ou ignorando completamente expressões, alinhamentos ou disforia de gênero que não entram na restrição de "homem, mulher, masculine, feminine ou algum ponto entre estes".
Questões ideobinárias afetam principalmente pessoas com identidades que dependem de masculinidade, feminilidade ou de outras "projeções" de ideias binárias, mesmo que essas identidades não estejam (necessariamente) perto de serem gêneros binários. Elas podem incluir:
- Pessoas empurrando a ideia de que uma identidade que menciona masculinidade, feminilidade ou gêneros binários é similar ou igual a um gênero binário (por exemplo, “antimenina = menino”, “pessoa não-binária feminina = mulher binária com misoginia internalizada” ou “mascugênero = demimenino”;
- Tentativas de dividir pessoas não-binárias entre "pessoas com gêneros similares aos binários" e "pessoas com gêneros que são igualmente os dois gêneros binários, ou que não possuem relação nenhuma com gêneros binários", ou outras divisões que ignoram pessoas cujos gêneros não são similares aos binários, mas que possuem identidades baseadas em gêneros binários ou em ideias derivadas de gêneros binários;
- Uma questão de expressão de gênero: como expressar que você não é mulher, quando você tem um gênero baseado em feminilidade? Ou expressar que você não é homem, mas tem um gênero baseado em masculinidade? Ou expressar que seu gênero é totalmente diferente de homem, quando você também não é uma mulher? Expressões "neutras" ou "completamente fora de caixas" podem não ser opções confortáveis se elas não expressam a identidade de gênero da pessoa.
Questões mesobinárias afetam principalmente pessoas cujas identidades de gênero envolvem ser dos dois gêneros binários, e/ou estar entre tais gêneros. Elas podem incluir:
- Pessoas empurrando a ideia de que gêneros binários são "opostos" e de que ninguém pode ter ambos;
- Pessoas tentando “medir” se alguém é “mais homem” ou “mais mulher” para poder ignorar uma das partes da identidade de gênero de alguém;
- Exclusão de espaços/rótulos específicos para homens ou mulheres por serem parcialmente mulheres ou parcialmente homens, respectivamente.
Questões viabinárias afetam principalmente pessoas com identidades próximas a um gênero binário, ainda que não sejam completamente daquele gênero. Elas podem incluir:
- Ter ou sua identidade não-binária ou sua conexão com o gênero binário ignorada, desprezada ou questionada;
- Sentir-se alienade em relação a descrições e/ou representações não-binárias que colocam foco na ideia de que ser não-binárie é ser completamente separade de gêneros binários, ou estar completamente entre os gêneros binários;
- Ser viste como uma pessoa binária dentro de espaços não-binários;
- Ser tratade como uma versão “com cissexismo internalizado” e/ou “que quer escapar de privilégio cis/de homem” do gênero binário ao qual sua identidade de gênero é conectada.