sistema alibinário ⭑ notas

Estes termos não possuem restrição de identidade.

Originalmente, eu ia colocar exemplos de identidades junto a cada termo, mas decidi contra isso, porque apenas cada pessoa pode decidir as questões que lhe afetam, e porque eu não queria dar a ideia de que algumas identidades precisam ser uma coisa ou outra.

Por exemplo: Sou ume inavire. Esta é uma identidade de gênero que significa que não sou homem ou mulher em nenhum grau, mas que meu gênero possui conexões fortes com masculinidade e feminilidade.

Se formos pelo que mais descreve meu gênero, eu só poderia usar ideobinárie. E eu realmente acho que questões ideobinárias são as que mais me afetam.

Porém, eu sinto que vários problemas que enfrento em relação a pessoas "não entenderem meu gênero" também são relacionados com questões exobinárias: pessoas não entendendo como um gênero pode não ser homem ou mulher e ainda existir, pessoas não entendendo como eu posso não querer ser viste como "feminine, masculine ou andrógine", e assim vai.

E ok, algumas dessas coisas também são questões ideobinárias... mas não acho que eu estaria completamente fora do lugar num encontro, grupo ou painel exobinário.

Além disso, podem existir outres inavires que sentem que enfrentam mais questões mesobinárias do que exobinárias. Ou até mesmo que são mais mesobináries do que ideobináries.

Eu separei essas identidades entre "questões que afetam principalmente" certos grupos, e não por definições de gêneros ou rótulos, porque quero que o sistema alibinário seja usado para falar sobre as questões que nos afetam, não para categorizar nossas identidades de gênero.

Não acho que está errado se identificar somente como viabinárie ou exobinárie ou como ambos os termos; e não acho que é errado fazer bandeiras ou grupos para “pessoas mesobinárias” ao invés de “pessoas afetadas por questões mesobinárias”.

No entanto, não concordo com categorizar identidades específicas como somente exobinárias ou ideobinárias, por exemplo. Ou com pessoas definindo esses rótulos com exemplos de identidades de gênero, ao invés de questões enfrentadas ou percepções sobre as próprias identidades. Pessoas possuem razões diferentes para usar os rótulos que usam.

Então, por favor, não usem esses rótulos, feitos com a intenção de serem abertos, aplicados livremente por cada pessoa e baseados em tipos específicos de discriminação e apagamento, como um sistema de categorização de identidades de gênero, onde só pessoas que usam certos rótulos ou que concordam a terem suas identidades reduzidas a certos rótulos podem participar em qualquer espaço exobinário/viabinário/ideobinário/mesobinário que possa existir no futuro.

Possibilidades / exemplos possíveis »