sistema alibinário ⭑ intro

Mas pra quê outro conjunto de divisões?

Comunidades não-binárias podem não ser tão grandes ou comuns quanto comunidades para outras identidades, mas ainda temos uma grande quantidade de experiências e de identidades de gênero.

Várias dessas identidades possuem nomes, como maverique, quoigênero ou proxvir. Algumas dessas identidades são consideradas tanto identidades por si só quanto termos guarda-chuva para identidades mais específicas, como xenogênero, gênero-fluido ou demigênero.

Alguns desses termos mais gerais ou populares são bem úteis para organização de comunidades. Já vi grupos para pessoas gênero-fluido ou agênero. Já vi blogs para pessoas demigênero ou gênero-estrela.

Também existem outros tipos de "alinhamentos" que podem ser usados como rótulos de gênero mas nem sempre são usados dessa forma, como expressões de gênero ou alinhamentos de gênero.

Porém, nem todes conseguem se encaixar em rótulos de gênero comuns, em termos guarda-chuva que são frequentemente usados, e/ou em sistemas de alinhamento, expressão e afins. Além disso, algumes de nós podem querer participar de outras comunidades, mas que não sejam de identidades tão abrangentes quanto não-binárie, genderqueer ou trans.

Sei que nenhum sistema vai agradar ou incluir todo mundo. Você está livre para não utilizar esses termos, e/ou para não participar de comunidades que usam esse sistema para se organizar.

E por que a divisão do sistema alibinário foi feita da forma que é?

Muitas pessoas na comunidade não são muito boas em identificar rótulos relacionados a gênero, não ligam muito para aprender sobre qualquer rótulo além de não-binárie, e/ou só se importam com os rótulos e com as experiências que servem para si.

Como não há muita educação sobre questões não-binárias, é comum ver gente agindo como se só suas experiências fossem reais, ou como se fossem as mais importantes. Às vezes, isso vem de ignorância, porque a pessoa nunca soube que, digamos, existem pessoas que não querem "escolher um lado" entre "meio que uma menina" ou "meio que um menino", que estão lutando para poderem existir completamente fora dos gêneros binários. Ou que ser não-binárie é mais do que achar que "gênero não existe" ou lutar para gênero deixar de existir, e que existem pessoas com gêneros não-binários que estão cansadas de receber mensagens dizendo que seu gênero não existe ou que é problemático por existir. Ou que ser não-binárie também não é só dizer "fodam-se os gêneros homem e mulher", porque existem identidades não-binárias que são relacionadas a gêneros binários ou a conceitos relacionados a eles.

Atualmente, o sistema alibinário cobre 4 tipos de experiências diferentes, baseadas em como pessoas não-binárias se posicionam em relação aos gêneros binários. Eu não queria que o sistema fosse complicado demais e precisasse de memorização demais, mas eu também queria fazer termos que fossem relativamente específicos, para eles poderem ser úteis.

O sistema »