Dicas de etiqueta do Fediverso

Introdução

Este "manual" foi feito porque se acostumar com o ritmo e com as funções do Fediverso (Mastodon, Pleroma, GNU Social, etc.) já é meio estranho por si só, ainda mais para quem não tem costume de se registrar em redes sociais ditas "alternativas".

Tais redes sociais tendem a ter o propósito de solucionar problemas vindos de redes mais usadas, porém também tendem a ter populações menores. Isso significa que você provavelmente não vai ter suas amizades e sua família para seguir/adicionar ou para te guiar, ainda que em troca você tenha acesso a mais funções, a uma moderação melhor, a uma comunidade temática e/ou à certeza de que as informações de suas postagens não estão sendo vendidas para empresas.

Pela maior parte deste manual, estarei falando especificamente do lado mais progressivo (ou menos reacionário) do fediverso, e principalmente em relação ao software Mastodon, usado por sites/instâncias como masto.donte.com.br, colorid.es e masto.pt. Isso significa que estou levando em consideração essas duas coisas:

  1. As suas interações vão ser, em maior parte, com pessoas que se importam com que seu conteúdo seja acessível e evite desconfortos ou gatilhos de pessoas vulneráveis;
  2. Você tem acesso a ferramentas como avisos de conteúdo (acho que são assuntos no Pleroma) e a postar de forma que suas mensagens apareçam para quem te segue, mas não nas linhas do tempo global e local.

Lembre-se de que estas são dicas, não regras. Nem todo mundo vai concordar com o que estou colocando aqui, e ninguém tem culpa de não seguir o que está escrito aqui. As regras que cada pessoa precisa seguir são as que estão na própria instância. Isto aqui só fala algumas coisas que nem sempre são faladas, mas que tem muita gente que concorda que devem ser feitas.

Caso você não tenha familiaridade suficiente com o Mastodon, sugiro ler este guia aqui.


Sobre flood/spam

Flood e spam são termos muito utilizados na internet para mensagens que ocupam espaço demais, de certa forma. Pode ser alguém num chat mandando "oi" 20 vezes, pode ser alguém num fórum de internet comentando coisas nada a ver em um tópico sobre determinado assunto, pode ser alguém mandando e-mails anunciando produtos sem a pessoa que recebe os e-mails ter se inscrito em algum lugar ou pedido para recebê-los, entre outras coisas.

Muitas instâncias não possuem regras próprias sobre spam e flood. Algumas dizem que não permitem anúncios, ou que não é pra ser irritante, mas nada muito específico. E tudo bem, porque raramente existe esse tipo de problema no Fediverso. Mas tem algumas coisas que incomodam de vez em quando, como:

Toots longos não ficam muito legais de ler na interface padrão do Mastodon, por ser baseada em colunas, especialmente se alguém está procurando uma postagem específica ou não está a fim de ler sobre o assunto da postagem. Pessoas com déficit de atenção também possuem dificuldade em ler blocos grandes de texto, geralmente. Portanto, as recomendações são:

Postagens que dependem de ASCII e/ou de emojis (tanto originais quanto personalizados) são difíceis de entender só com a interpretação de leitores de tela, e por isso é recomendável que eles sejam colocados dentro de avisos de conteúdo, para usuáries desses leitores não precisarem passar por transcrições sem sentido ou difíceis de entender. Exemplos de postagens assim: 1, 2 (menciona religião), 3. 2 e 3 são imagens apenas.

Algumas pessoas consideram que postar várias vezes na linha do tempo local (ou seja, postagens com privacidade Pública) sem ninguém mais estar postando é falta de educação/flood. Outras consideram que a timeline local é pra ser usada mesmo. Eu pessoalmente tento não colocar mais de 5 toots seguidos na Local, a não ser que tenha coisas a dizer que importam para a instância em si (como emojis novos ou bugs em processo de conserto). Tenho a privacidade padrão dos meus toots como não-listados justamente para evitar isso. Prefiro ver uma variedade de vozes na Local (ou na Global), mas também não vou impedir alguém de fazer várias postagens públicas.

Dito isso, a linha do tempo local não é um chat! Caso queira responder alguém, responda a postagem diretamente, ao invés de esperar que a pessoa leia sua resposta em uma nova postagem.


Questões de acessibilidade

Alguns dos softwares do Fediverso, incluindo Mastodon, possuem a função de colocar descrições em imagens. Isto é importante, porque leitores de tela não conseguem interpretar nada além daquilo ser uma imagem. O recomendável é colocar na descrição o que você quer que as pessoas saibam daquela imagem: o texto, se tiver texto, quais são suas roupas, se estiver falando sobre suas roupas que só são visíveis na foto, o que tem no seu desenho, se você está postando seu desenho.