índice ⭑ conjuntos de linguagem pessoal

Oi! Sou Aster. Em meus perfis, geralmente coloco no máximo 3 conjuntos de linguagem para usar. Este guia pretende explicar:

  1. Quais os conjuntos que aceito;
  2. Como usar esses conjuntos;
  3. Informações extras para quem quer saber mais sobre conjuntos de linguagem e sobre vocabulário relacionado.

Para quem não sabe de nada sobre o que está acontecendo aqui, sugiro ler este texto.


Elementos de conjuntos que podem ser usados para se referir a mim

Artigos Pronomes Finais de palavra
ed ael (lido como 'aéu') e
xe (lido como a última sílaba de 'guichê') eld (lido como 'éudi') x (lido sem som)
ze (lido como 'zê' ou 'zi') éli y (lido como 'i')
zi elx (lido como 'él') ' (lido sem som)
- (nenhum) elz (lido como 'éuz')
⭐ (impronunciável)
🎲 (impronunciável)

Esta lista está em ordem alfabética, mas todos os conjuntos formados por elementos dessas colunas são válidos para se referir a mim. Só há a necessidade de usar um dos conjuntos daí (ex.: xe/ael/e ou ed/eld/y); eu não vou reclamar de alguém só usando um artigo, pronome ou final de palavra pra mim e não os outros.

Também não vou considerar maldenominação caso usem algum contorno para não usar pronome ou final de palavra (ex.: "eu conheço essa pessoa, Aster já veio falar comigo" ao invés de "eu conheço xe Aster, eld já veio falar comigo"). Sei que há contextos onde o uso de neolinguagem pode colocar pessoas em risco, ou onde alguém pode não se lembrar de quais são meus conjuntos.

Com isso dito, os conjuntos a/ela/a e o/ele/o nunca devem ser usados para se referir a mim. Usos de "uma pessoa" ou "um contato" para se referir a mim não contam como se referir a mim usando tais conjuntos, mas uso de "um amigo" ou afins sim. Se a palavra não muda quando se trata de se referir a alguém que usa o/ele/o ao invés de a/ela/a e vice-versa, ela também não vai mudar para se referir a mim ou a qualquer outra pessoa que tenha neolinguagem envolvida em seu conjunto de linguagem pessoal.

Em questão de preferências:

Gráfico com o título elementos de conjuntos de linguagem. Ele é composto por três círculos se sobrepondo, formando sete áreas ao todo. Um dos círculos está rotulado como usados por diversão, outro como usados por praticidade e o último como usados por preferência. Em usados por diversão, estão os emojis de estrela e dado como pronomes, assim como o final y. Na intersecção usados por diversão e usados por praticidade, há o pronome eld e o final x. Na intersecção usados por diversão e usados por preferência, há os pronomes ael e eld. Na intersecção dos três círculos há o artigo xe. No círculo de elementos usados por praticidade, há o uso de nenhum final, o uso de nenhum pronome e o pronome éli. Na intersecção usados por praticidade e por preferência há o uso de nenhum artigo assim como o pronome elz e o final e. Finalmente, somente no círculo usados por preferência, há os artigos ze, zi e ed, assim como o apóstrofo como final.

No sistema expandido artigo definido/artigo indefinido/de + artigo definido/pronome pessoal/de + pronome pessoal/pronome possessivo/pronome demonstrativo/final de palavra, cunhado aqui, posso utilizar o seguinte (certas opções estão repetidas porque uso mais pronomes pessoais do que artigos ou terminações/finais de palavra):

Art. def. Art. indef. De + art. def. Pron. pessoal De + pron. pessoal Pron. possessivo Pron. demonstrativo Terminação
- ume de ael dael minhe, sue éssie e
ed umy ou úmy dy eld deld mínhy ou minhy, suy éssy y
xe umx dx elx delx minhx, sux ou su essx x
ze um' d' elz delz minh', su' ess' ou essz '
zi ume de éli déli minhe, sue éssie ou éssi e
- umy ou úmy dy - mínhy ou minhy, suy éssy y
- ume de 🎲 - minhe, sue éssie e

Como usar os conjuntos de linguagem em questão

Parágrafo de exemplo usando -/ael/e: Éssie é Aster. Ael é não-binárie. Mais especificamente, ael é ume inavire lichtgênero; o gênero dael pode ser chamado também de lichtinavire. A conta de Neocities dael se chama starrypride. Aster é administradore do site Colorid.es, mas ael não é únique administradore.

Parágrafo de exemplo usando ze/elz/': Ess' é ze Aster. Elz é não-binári'. Mais especificamente, elz é um' inavire lichtgênero; o gênero delz pode ser chamado também de lichtinavire. A conta de Neocities delz se chama starrypride. Ze Aster é administrador' do site Colorid.es, mas elz não é ze únic' administrador'.

Parágrafo de exemplo usando zi/éli/e: Éssi é zi Aster. Éli é não-binárie. Mais especificamente, éli é ume inavire lichtgênero; o gênero déli pode ser chamado também de lichtinavire. A conta de Neocities déli se chama starrypride. Zi Aster é administradore do site Colorid.es, mas éli não é zi únique administradore.

Parágrafo de exemplo usando xe/elx/x: Essx é xe Aster. Elx é não-binárix. Mais especificamente, elx é umx inavire lichtgênero; o gênero delx pode ser chamado também de lichtinavire. A conta de Neocities delx se chama starrypride. Xe Aster é administradorx do site Colorid.es, mas elx não é xe únicx administradorx.

Parágrafo de exemplo usando -/(⭐, 🎲)/y: Éssy é Aster. 🎲 é não-bináriy. Mais especificamente, ⭐ é umy inavire lichtgênero; o gênero dy Aster pode ser chamado também de lichtinavire. A conta de Neocities dy Aster se chama starrypride. Aster é administradory do site Colorid.es, mas ⭐ não é úniquy administradory.

Parágrafo de exemplo usando ed/eld/y: Éssy é ed Aster. Eld é não-bináriy. Mais especificamente, eld é umy inavire lichtgênero; o gênero deld pode ser chamado também de lichtinavire. A conta de Neocities deld se chama starrypride. Ed Aster é administradory do site Colorid.es, mas eld não é ed úniquy administradory.

Nota sobre o final de palavra y: Não há regras gramaticais especificando se palavras terminadas com a letra Y são ou não são acentuadas. Paroxítonas terminadas em i (como júri ou erândi) são acentuadas, e como uso a terminação y com o mesmo som, faz sentido que pessoas acentuem palavras como administradóry ou administradôry. Só que também faz sentido seguir a regra ao pé da letra e não acentuar (administradory). Por mim, tanto faz qualquer uma destas versões.

Opção sem nenhuma marcação específica (-/-/-): Essa pessoa se chama Aster. Aster é uma pessoa não-binária. Mais especificamente, Aster é inavire lichtgênero; tal gênero pode ser chamado também de lichtinavire. A conta de Neocities de Aster se chama starrypride. Aster administra o site Colorid.es, mas não é a única pessoa administrando o site.

Isso pode parecer uma opção simples para quem "não quer lidar com neolinguagem", mas, na verdade, é uma opção bastante difícil. Ela requer que você tenha que ignorar completamente as frases que você pensou inicialmente (caso você esteja acostumade a só se referir a pessoas usando a/ela/a ou o/ele/o), para então construir alternativas que não usam linguagem específica.

É muito comum pessoas desacostumadas esbarrarem em erros. Então, se a questão for falta de costume, eu sugiro elaborar a frase desejada usando a/ela/a ou o/ele/o, trocar tudo para o/ele/o ou a/ela/a respectivamente e então substituir cada elemento que mudou por um dos indicados acima (como xe/eld/e ou -/ael/y).

É bom treinar o uso de -/-/- de qualquer forma, para se referir a pessoas desconhecidas sem presumir seus conjuntos de linguagem pessoais, mas quando esse conjunto é utilizado para pessoas sobre quem você fala sobre com frequência e que divulgam seus conjuntos de linguagem, a evasão faz parecer que você só não está maldenominando a pessoa pra ser educade mas tem vontade de fazer isso.


Ferramentas/leituras que recomendo para tirar possíveis dúvidas